Adoção passo-a-passo

Início

Antes de iniciar qualquer tipo de jornada temos que nos preparar e com a adoção não poderia ser diferente.

Existem muitos fatores que motivaram sua decisão de percorrer as trilhas da adoção, mas tenha a certeza de que ao final do percurso todas as pedras que estavam no caminho não estavam lá em por acaso.

Caso um dos fatores sejam questões de infertilidade que podem ocorrer por inúmeros motivos, permita-se ficar de luto, chore se necessário, procure ajuda da família, amigos e especialistas mas lembre-se de que a barriga crescerá por 9 meses e o filho é para a vida inteira.

Antes de dar o primeiro passo é de extrema importância de que sua decisão esteja muito bem amadurecida e que tenha consciência de que o caminho a percorrer é longo, mas no final o resultado será maravilhoso e tudo terá valido a pena.

Seta Baixo

Quem pode adotar?

Homens e mulheres, não importa o seu estado civil, desde que sejam maiores de 18 anos de idade e sejam 16 anos mais velhos do que o adotado.

Seta Baixo

O começo da jornada

Entre em contato com a Vara da Infância e Juventude mais próxima de sua residência e solicite a lista de documentos necessários para iniciar seu processo de adoção.

Este também é o momento de esclarecer todas suas dúvidas com relação ao processo burocrático. Entre em contato com a Vara da Infância sempre que sentir necessidade, seja por telefone ou pessoalmente.

DICA: em algumas cidades é obrigatório a participação em cursos preparatórios para adoção, sendo assim, pergunte sobre esta questão.

Seta Baixo

As avaliações

Não se preocupe, as avaliações com o setor técnico fazem parte do processo e geralmente são divididas em avaliações psicossociais (Assistente Social) e psicoemocional (Psicólogo).

Estas avaliações ocorrem em entrevistas previamente agendadas pelo setor técnico com o objetivo de conhecer melhor os pretendentes.

Seta Baixo

Fila de Adoção

A partir do laudo da equipe técnica da Vara da Infância e do parecer emitido pelo Ministério Público, o juiz dará sua sentença. Com seu pedido acolhido, seu nome será inserido no cadastro.

Você será adicionado automaticamente na fila de adoção e agora aguardará até aparecer uma criança com o perfil definido

Obs.: Caso seu nome não seja aprovado, procure saber os motivos que levaram a recusa da solicitação para que você possa se adequar e começar o processo novamente.

Seta Baixo

A tão esperada ligação

Este momento é um dos mais esperados por todos e acreditamos que seja um dos mais emocionantes também. Nesta ligação a Vara da Infância vai informar que existe uma criança no perfil desejado e se você tem o interesse em conhecê-la pessoalmente.

Também dizem outras coisas, mas depois da frase anterior não dá para pensar em mais nada.

Chegando na Vara da Infância, tanto a criança como a história dela serão apresentadas apenas no papel (foto e histórico de vida). Caso ainda tenha o interesse, será necessário aguardar um documento liberando sua visitação no abrigo (casa de acolhimento).

Obs.: Este documento não é preparado no mesmo dia.

Seta Baixo

Visitas

Enfim chegou o dia de conhecer seu filho (a) pessoalmente. As emoções são indescritíveis e com certeza ficarão guardadas em um cantinho muito especial de suas lembranças.

O período de visitas serve também como período de adaptação e se tudo correr bem você receberá a guarda provisória.

Obs.: Não existe um determinado número de dias para este período que podem levar dias, semanas e até meses.

Seta Baixo

Família

Mesmo com a guarda provisória vocês já são uma família e seu filho (a) tem todos os direitos legais que um filho pode ter (ex.: plano de saúde).

Os acompanhamentos periódicos por parte de equipe técnica ainda vão ocorrer até o momento em que será apresentado ao juiz uma avaliação conclusiva.

A nova certidão de nascimento vai depender da sentença favorável do juiz e só após este processo o novo registro de nascimento será emitido.

Obs.: Tanto o sobrenome, quanto o primeiro nome pode ser alterado.